Estamos iniciando o mês de novembro de 2018 e o evento mais importante para o mundo automobilístico do ano está prestes a acontecer. Neste grande evento, a marca pretende recuperar seu prestígio trazendo o que dá melhor em qualidade e tecnologia, se redimindo com os clientes após algum tempo sem novidades.
Uma das principais estrelas da marca para o Salão do Automóvel 2018 é o Alt, que nasceu como um compacto de baixo custo que concorria inicialmente com o Volkswagen Up! e agora, sendo um projeto totalmente novo e criado do zero, assume concorrência com os hatches médios como Cruze e Golf. Inicialmente, o modelo vem somente em três versões: uma intermediária, uma topo de linha e a esportiva que ilustra esse post.
A versão esportiva recebe nomenclatura SportRacing e é oferecida com motor 1.4 flex com turbo twinscroll de geometria variável que entrega 210 cavalos de potência e 39,9kgfm de torque (números excelentes para um motor deste tamanho) associado ao conhecido câmbio ZF de 8 velocidades. Parece pouco comparado ao GTI, mas a marca promete um 0-100 km/h em 6,4 segundos e velocidade máxima de 235 km/h. A marca explica que não utilizou um motor de maior capacidade para manter o preço do modelo próximo de 120 mil reais e promete trazer uma versão com motor 2.0 turbo com algo em torno de 280 cavalos se houver interesse do mercado.
Completamente feito do zero, o modelo usa e abusa da plataforma modular SMP, que promete uma excelente dirigibilidade e um centro de gravidade mais baixo em relação aos concorrentes. Assim como o novo Cruze, o Alt tem a bateria instalada no porta-malas do lado oposto ao do motorista para melhor distribuição de peso. A suspensão é independente nas quatro rodas e conta com assistentes exclusivos para essa versão, o que inclui ajuste de pressurização eletrônico dos amortecedores, que ficam mais rígidos dependendo dos modos de condução: auto, eco, comfort, sport e racing. Os freios são mais eficientes e tem discos ventilados nas quatro rodas com pastilhas de cerâmica. De série, há também uma válvula no escapamento para deixar o ronco mais esportivo nos modos sport e racing.
No pacote tecnológico, o hatch entrega faróis full LED com ajuste dinâmico de facho e assistente de farol alto automático, painel de instrumentos digital de alta definição, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma até 60 km/h, sistema de permanência em faixa e alerta de pontos cegos, além dos básicos start-stop com botão de partida e keyless-entry, sensor de chuva ajustável, sistema multimídia completo de 9 polegadas, entre outros. Vale lembrar que o teto solar panorâmico é de série, e o único opcional disponível é o park assist, que incorpora também a frenagem automática em marcha ré em manobras.
Nesta versão, o modelo custa a partir de R$ 123.630,00 e chega a R$ 128.300,00 quando equipado com o Park Assist. Para a experiência que oferece o valor é atraente, no entanto, quem gosta de fazer melhorias de performance deve ficar limitado, já que estamos falando de um modelo com motor 1.4 turbo que está próximo do limite seguro de potência e torque.
Ao longo da semana teremos mais novidades presentes no Salão do Automóvel 2018.
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