segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Salão do Automóvel 2018: CR-Z apresenta o matador de Golf GTI

Estamos iniciando o mês de novembro de 2018 e o evento mais importante para o mundo automobilístico do ano está prestes a acontecer. Neste grande evento, a marca pretende recuperar seu prestígio trazendo o que dá melhor em qualidade e tecnologia, se redimindo com os clientes após algum tempo sem novidades.

Uma das principais estrelas da marca para o Salão do Automóvel 2018 é o Alt, que nasceu como um compacto de baixo custo que concorria inicialmente com o Volkswagen Up! e agora, sendo um projeto totalmente novo e criado do zero, assume concorrência com os hatches médios como Cruze e Golf. Inicialmente, o modelo vem somente em três versões: uma intermediária, uma topo de linha e a esportiva que ilustra esse post.

A nova linguagem de design da marca consegue trazer tudo o que faltava anteriormente aos seus modelos, no Alt, agora temos um design equilibrado e harmônico, com vincos marcantes e alguns detalhes que acrescentam sofisticação ao modelo. Nesta versão as rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido, os para-choques foram redesenhados e há a inserção de uma saia lateral para melhorar na aerodinâmica, além disso, há mudanças no spoiler da tampa traseira. Para auxiliar no uso em pistas, há faróis full LED com ajuste dinâmico e luzes de curva (que iluminam lateralmente a curto alcance) montadas no para-choque junto aos faróis de neblina, que são também em LED.
A versão esportiva recebe nomenclatura SportRacing e é oferecida com motor 1.4 flex com turbo twinscroll de geometria variável que entrega 210 cavalos de potência e 39,9kgfm de torque (números excelentes para um motor deste tamanho) associado ao conhecido câmbio ZF de 8 velocidades. Parece pouco comparado ao GTI, mas a marca promete um 0-100 km/h em 6,4 segundos e velocidade máxima de 235 km/h. A marca explica que não utilizou um motor de maior capacidade para manter o preço do modelo próximo de 120 mil reais e promete trazer uma versão com motor 2.0 turbo com algo em torno de 280 cavalos se houver interesse do mercado.

Completamente feito do zero, o modelo usa e abusa da plataforma modular SMP, que promete uma excelente dirigibilidade e um centro de gravidade mais baixo em relação aos concorrentes. Assim como o novo Cruze, o Alt tem a bateria instalada no porta-malas do lado oposto ao do motorista para melhor distribuição de peso. A suspensão é independente nas quatro rodas e conta com assistentes exclusivos para essa versão, o que inclui ajuste de pressurização eletrônico dos amortecedores, que ficam mais rígidos dependendo dos modos de condução: auto, eco, comfort, sport e racing. Os freios são mais eficientes e tem discos ventilados nas quatro rodas com pastilhas de cerâmica. De série, há também uma válvula no escapamento para deixar o ronco mais esportivo nos modos sport e racing.

No pacote tecnológico, o hatch entrega faróis full LED com ajuste dinâmico de facho e assistente de farol alto automático, painel de instrumentos digital de alta definição, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma até 60 km/h, sistema de permanência em faixa e alerta de pontos cegos, além dos básicos start-stop com botão de partida e keyless-entry, sensor de chuva ajustável, sistema multimídia completo de 9 polegadas, entre outros. Vale lembrar que o teto solar panorâmico é de série, e o único opcional disponível é o park assist, que incorpora também a frenagem automática em marcha ré em manobras.

Nesta versão, o modelo custa a partir de R$ 123.630,00 e chega a R$ 128.300,00 quando equipado com o Park Assist. Para a experiência que oferece o valor é atraente, no entanto, quem gosta de fazer melhorias de performance deve ficar limitado, já que estamos falando de um modelo com motor 1.4 turbo que está próximo do limite seguro de potência e torque.

Ao longo da semana teremos mais novidades presentes no Salão do Automóvel 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário