quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Notícias: conheça o SR4, conversível esportivo de até 490 cavalos da CR-Z

Há tempos a CR-Z tem focado em SUVs e deixado de lado outras categorias pela qual já conquistou o público algum dia. Um desses segmentos é o de carros esportivos, que depois de mudo tempo, ressurge das cinzas através do novo SR4. O carro usa a plataforma modular presente no Bullet e no Optra, que são extremamente elogiados pela dinâmica de condução afiada e equilibrada, e isso traz ao SR4 um atributo e tanto. O modelo que chega ao mercado ainda este ano deve oferecer até quatro versões de acabamento e também quatro opções de motorização, duas com tração traseira e as outras duas com tração integral.

Afinal, seria um concorrente do Z4, ou até mesmo do F-Type? Sim, e não! O SR4 tem como estratégia em posicionamento de mercado o BMW Z4 e o Porsche Boxster, custando menos e entregando desempenho próximo ou até melhor em algumas versões. Mas a marca deixa claro que o SR4 não faz frente em refinamento de construção ou mecânico, e que também não tem o mesmo peso do nome ou tradição que estes oferecem. Já falando do F-Type, o qual é ainda mais distante quando tratamos de refinamento, o SR4 foca principalmente no custo-benefício de um versão 3.9 de 490 cavalos pelo preço do Jaguar com motor 2.0 turbo.

O que o SR4 tem para concorrer com os modelos citados acima? Principalmente, tração traseira ou integral nas versões mais potentes, e conjuntos mecânicos (ao todo, 4 opções) bem desenvolvidos e que desempenham suas funções com maestria. A marca investiu muito nisso, já que a concorrência é forte nesse aspecto. O comportamento dinâmico do carro é extremamente bem acertado, traz um centro de gravidade baixo e não entrega o valor do carro facilmente. Além disso, temos uma suspensão bem calibrada e que usa sistemas inteligentes com controle de rigidez e de amortecimento eletrônico, e freios superdimensionados de alta eficiência para garantir a segurança dos ocupantes em trackdays ou em tocadas mais fortes.

Quanto vai custar e o que entrega em cada versão? O SR4 vem em quatro versões de acabamento, com conjuntos mecânicos diferentes para cada uma delas. São pacotes únicos, sem opcionais, custando a partir de R$ 179 mil na versão mais em conta, denominada Sport, e chega até R$ 339 mil na versão mais cara com motor 3.9 bi-turbo de 490 cavalos com tração integral, chamada de SRT Dynamic. As listas de equipamentos serão divulgadas em breve quando os modelos forem apresentados a imprensa nacional, por enquanto as informações ainda se restringem as motorizações e preços pré-apresentados.

A versão mais em conta do SR4 é Sport, que vem com motor 1.6 turboflex de 218 cavalos de potência e câmbio automático ZF de 8 marchas. A tração é traseira e ajuda o modelo ir de 0-100 km/h em 7,6 segundos, atingindo velocidade máxima de 220 km/h. O visual é mais simples do que as demais versões, mas já traz de série rodas de 18 polegadas calçadas nos pneus Michelin Pilot Sport 4 nas medidas 245/40R18 (frente) e 265/35R18 (traseira). A versão Sport chegará custando R$ 179.900,00 em variação única, com oito opções de cores metálicas/perolizadas, sendo que o teto pode ser pintado inteiro ou parcialmente na cor da carroceria ou em preto sólido brilhante.
A próxima versão é a Sport Plus, com motor 2.0 turboflex de 283 cavalos e transmissão automática ZF de 9 marchas, também com tração traseira. Nesta versão os para-choques são mais elaborados e é possível ver que há um sistema de câmeras 360 graus. As rodas e pneus são os mesmos do Sport e o carro já passa a vir com aerofólio traseiro eletrônico que sobe automaticamente quando atinge 110 km/h. Com essa motorização o carro vai de 0-100 km/h em 4,9 segundos e atinge velocidade máxima de 266 km/h. O preço é tabelado em R$ 219.900,00 nas mesmas oito opções de cores do Sport, sem opcionais disponíveis.
Já a versão que a marca diz ter o melhor pacote para quem procura desempenho e custo-benefício, a SportDynamic, virá custando R$ 273.900,00 e traz motor 3.0 V6 bi-turbo com 370 cavalos, com transmissão automática também ZF de 9 marchas, e desta vez entra em cena a tração integral AWD-S já conhecida em outros modelos da marca. O sistema traz vetorização de torque, diferencial central e traseiro com deslizamento limitado, e é acompanhado pela suspensão com controle de amortecimento eletrônico e desacoplamento automático em velocidades de cruzeiro para economia de combustível, conhecido popularmente como roda-livre. Essa versão vai de 0-100 km/h em 4,1 segundos e alcança os 278 km/h de velocidade máxima, quando original. A marca também irá dispor, opcionalmente, de um kit "padaria" de fábrica chamado S+ com cold air intake e remapeamento de motor e câmbio para alcançar os 405 cavalos de potência, e com isso o carro faz o 0-100 km/h em 3,9 segundos e atinge os 284 km/h de velocidade máxima. Essa versão já traz de série as rodas aro 20 com pneus Michelin Pilot Sport 4S nas medidas 245/35R20 na frente e 285/35R20 atrás. Os para-choque recebem mudanças aerodinâmicas e o aerofólio traseiro recebe um extensor em fibra de carbono.
Chegando na versão mais cara e mais completa do SR4, chamada de SportDynamic SRT, é onde temos as maiores mudanças entre versões. O modelo recebe um monstruoso motor 3.9 de 5 cilindros, bi-turbo, com 490 cavalos de potência e câmbio automático ZF de 10 marchas, somente disponível com tração integral AWD-S. Por fora, entra um kit aerodinâmico com novos para-choques, novas saias laterais e novo aerofólio com acionamento elétrico duplo (sobe automaticamente acima de 110 km/h e também inclina automaticamente para otimização nas frenagens mais fortes), além das quatro saídas do escapamento. Nesta versão o modelo conta com aletas que se abrem, inclinam e fecham automaticamente nas grades dianteiras, e nas entradas e saídas de ar laterais, melhorando a aerodinâmica do carro e auxiliando no direcionamento do ar para favorecer a força gravitacional. Os pneus são os mesmos da versão SportDynamic na dianteira e na traseira passam a ser da medida 305/30R20. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 3,2 segundos e atinge velocidade máxima de 295 km/h (limitada eletronicamente para não ultrapassar os limites dos pneus). Nesta versão foram realizadas mudanças estruturais e a adoção de fibra de carbono em diversas partes do carro. A capota rígida recebeu reforços e teve a resistência aumentada em 76%. O preço? Exatos R$ 339.700,00 estarão entre você e o SR4 SportDynamic SRT, que é um dos carros mais rápidos nessa faixa de preço.
Depois de muitos anos sem nenhum esportivo em linha, a CR-Z volta a apostar no segmento, que é uma das maiores paixões do fundador da empresa, e estará nas ruas ainda este ano. Maiores informações vemos aqui em breve.


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