De onde vem a CR-Z

Onde tudo começou

Desde criança sou apaixonado por carros, vivia desenhando umas caixas com rodas e com o tempo fui evoluindo, comecei a abusar nas linhas e formas, e em 2006 decidi criar uma marca fictícia, uma marca da qual eu tivesse orgulho, e da qual eu estava disposto a perder aulas, finais de semana e tudo o que você pode imaginar pra me dedicar a ela, então nasceu a Chevrolet - GZ, uma proposta de melhorar a gigante norte-americana Chevrolet no Brasil.

E o que havia previsto estava dando certo, fiz inúmeros desenhos, evoluções de todos os carros da Chevrolet vendidos no Brasil daquela época, mas comecei a ir mal na escola e meus pais me cortaram os desenhos e esconderam meu caderno onde anotava tudo, as versões dos carros, os motores, preços, tudo mesmo, era minha segunda vida que estava escrita ali. Um tempo depois, consegui meu caderno de volta e refiz todos os carros novamente, e a cada dia meus desenhos estavam melhores, passaram-se anos e anos, e certo dia resolvi que iria começar a desenhar no computador.

Mas não foi fácil, passei meses tentando migrar da folha de papel aos desenhos no paint, até que consegui, e a felicidade era tanta, que acabei perdendo meu verão inteiro pra converter os desenhos. E foi ai que resolvi criar um blog.

O blog

Depois de procurar muito pela internet alguns carros pra servir de exemplo, sabe aquelas pesquisas de "desenho carro paint", acabei encontrando a Lc Motors (do amigo Lucas Camargo), uma marca de carros fictícia, além da minha, mas que estava na internet, então me inspirei e decidi que era a hora de abrir um blog para a minha marca, isso foi em 2010.

Levou algum tempo, mas todos os desenhos que eu havia feito no pc já estavam no blog. E a cada dia que passava meu blog estava mais movimentado, das 5 visitas diárias que haviam de quando abri o blog, 5 meses depois já eram 30, 40, 50, até que resolvi mudar e achei um programa em que era mais fácil desenhar e as linhas saiam do jeito que eu queria, ou imaginava que queria.
Esse foi um dos primeiros desenhos que fiz no Inkscape, Setembro de 2010.

Através do programa, evolui bastante, passei mais de 1 ano desenhando nele, até que no começo de 2012 resolvi voltar no paint. E isso sim foi uma tarefa difícil, eu simplesmente desaprendi, os desenhos que eu fazia no paint ficavam piores dos que eu fazia no Inkscape. Mas depois de meses praticando novamente, acabei ficando mais próximo dos desenhos das marcas concorrentes e resolvi que era a hora de eu voltar definitivamente ao paint. Isso foi no 2º trimestre de 2012, e alguns meses depois fiz uma parceria com a CM, para o desenvolvimento de uma linha de compactos de baixo custo. Além disso, o nome mudava para CR-Z (Chevrolet Revolutions powered by @zaambianco).

New Bullet SportBack, fruto de uma parceria entre a CM, a CR-Z e a Jishin.

E então vieram mais e mais projetos, e o que mais me ajudou foi uma parceria para o desenvolvimento de médios, entre a CM, a CR-Z e a Jishin, na qual saiu o incrível Bullet (eu o considerava o carro mais bem feito até vir a nova identidade visual de 2014). Mas não podemos nos esquecer da parceria de motores entre a CM e a CR-Z, que foi importante para o desenvolvimento da linha atual.

Glonass Concept, lançamento previsto para Maio ou Junho de 2013.

E depois de muitos novos modelos e conceitos, a CR-Z tenta se manter fiel ao futuro, com uma linguagem de design sempre equilibrada e parcialmente futurística, mas com o mesmo antigo próposito de adaptar conceitos as ruas. E hoje tenho orgulho da marca que construí, e mesmo sendo fictícia, é minha, é fruto de muitos anos de trabalho e dedicação!

E mesmo com as diversas tentativas de me fazerem desistir, com todos os obstáculos que enfrentei durante esses dois anos e meio de blog, e também antes de migrar para a web, não desisti e continuarei seguindo em frente, independente do que aconteça! Não vale a pena se deixar levar por barreiras ou obstáculos, a recompensa de continuar segue junto de você sempre!

É isso, uma resumida (bem resumida) história de trabalho e dedicação, essa é a história da CR-Z!

Nenhum comentário:

Postar um comentário