segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Testes da Revista Four_Wheels Brasil com o Novo Celta

Pela primeira vez na história, a GM entregou o compacto Celta da nova geração, antes mesmo da apresentação oficial, para testes na cidade de Campinas, SP. O modelo que será lançado no final de Fevereiro foi totalmente renovado em relação a versão anterior, foi construído do 0, e somente o nome lembra o antecessor. Por incrível que pareça, o cuidado com os detalhes é semelhante ao de sedãs médios no Brasil, foram investidos cerca de R$ 730 milhões para o desenvolvimento do compacto de entrada, valor esse que demorará aproximadamente 4 anos para se dissolver nos lucros.

-- Design --
Ao primeiro olhar, vemos um compacto moderno e cheio de estilo, com design inovador e aparência simples e robusta. Os faróis tem máscara negra e contam com fundo azul fosco, que reflete uma iluminação similar ao xenon quando aceso, e os faróis de neblina tem lâmpadas azuis, fazendo uma combinação interessante. A frente tem uma pequena grade com o logotipo Chevrolet, e logo abaixo uma grade inferior e duas repartições que dão suporte aos faróis auxiliares. O para-brisa é amplo e combina o visual do carro, já na lateral, as portas terminam nos vidros, ao mesmo estilo do Cruze. As portas são grandes e de fácil acesso, maçanetas e retrovisores são da cor do carro, as linhas mostram robustez, o vinco que começa na porta dianteira se estende até o para-choque traseiro mostra o corpo fluído, e a lanterna em LED' com fundo preto brilhante destaca as lentes vermelhas. [9]


-- Desempenho --
Já ao dar partida, é possível perceber um barulho suave, quando fechamos a porta, o silêncio é fatal, não se ouve nada, nem mesmo pessoas conversando pelo lado de fora,  quando saimos com o carro, logo percebemos que o desempenho do carro é excelente, a sensação é de estar em um hatch médio com mais de 130cv, graças ao motor 1.0 boost.motion de 109cv e 16kgfm de torque, e o excelente câmbio automático de 4 marchas com trocas suave e precisas, (opcional) consegue aproveitar todo o motor do carro. O motor pequeno engana quem o vê debaixo do capô, mas nem tudo o que os olhos vêem o coração sente. [9]


-- Estabilidade --
Por ser um carro alto e leve, a sensação pra quem está de fora é estranha, mas ao fazer curvas em alta velocidade, percebemos que a suspensão, apesar de oferecer conforto, segura bem o carro nas curvas, e dá a sensação de segurança ao motorista. Na versão XS, topo de linha, o Controle de Estabilidade ajuda a controlar as poucas saídas que o carro dá, mas não se faz necessário. [8]


-- Interatividade --
O grande para-brisa traz uma ótima visibilidade. Os comandos são simples e fáceis, e funcionam de forma interessante, sem quaisquer erros, pelo menos na versão XS, com Central Multimídia e I-Boost. Mas o carro fica devendo a visibilidade traseira, que é prejudicada pela altura. O teto solar dá mais charme ao modelo, e não custa muito caro quanto a concorrência, por menos de R$ 2.000,00 é possível ter um carro com abertura no teto e uma peça de vidro deslizante com acionamento elétrico. [7]


-- Consumo --
O Computador de Bordo durante o trajeto, marcando com Etanol, indicou excelentes 14,3 km/l, melhor do que o Fiat Uno, pelo menos com Etanol. [9]

-- Conforto --
O conforto a bordo do pequeno é o principal elogio, a suspensão é muito macia e ao mesmo tempo garante estabilidade, sem contar o isolamento acústico, que permite ouvir músicas normalmente quando pessoas fazem barulho afora, ou conversar sem elevar o tom de voz. O mesmo acontece aos 140 km/h, quando o motor soa alto, aos 4.000 giros, e parece que o carro está em ponto neutro. [10]

-- Habitalidade --
O habitáculo do Celta é só elogios, o espaço interno seria destaque até mesmo se fosse um hatch compacto premium, apesar dos 3.75m de comprimento, o interior é muito espaçoso, o assoalho plano é novidade, enfim, o aproveitamento de espaço é o melhor que a GM pode oferecer. Além disso, os botões do painel são de fácil acesso e funcionam de maneira simples, podendo ser utilizado por qualquer um. São 30 porta-objetos e e porta-malas de inacreditáveis 300 litros permitem viajar tranquilamente. [9]


-- Tecnologia --
A tecnologia é o que mais tem no Celta, seja pelos sistemas que funcionam corretamente, a plataforma de 2011, ou mesmo por ter tudo o que um sedã médio tem, como a partida Start&Stop, freio de estacionamento elétrico, ajustes elétricos do banco do motorista e direção (opcional XS), os dianteiros com aquecimento (opcional XS), a Central de Monitoramento e Multimídia, o motor moderno, etc... O que mais encontra no Novo Celta é tecnologia, emoção e segurança, é incrível, o que vemos num carro de entrada da GM, hoje, não encontramos em muitos sedãs grandes no Brasil. [10]


-- Acabamento --
O acabamento é incrívelmente superior, o painel e parte das portas tem material emborrachado macio a toque, e os detalhes cromados espalhados pelo interior dão um ar mais leve. Os encaixes abusam de precisão, não vemos nem rebarbas e nem meio milímetro que seja fora do lugar. O do Gol não chega aos pés, tenha certeza disso. E a costura dos bancos, em couro, na versão avaliada, parecia ser bordada a mão, num tom de linha verde. [10]


-- Custo Benefício --
Diferente do que deveria ser, por R$ 26.440,00 você tem um carro com vidros e travas elétricas, direção elétrica, computador de bordo, airbag duplo frontal e ABS, lanternas com LED' e rodas Scorpe_4 aro 14'. Você quer mais o quê? O preço é extremamente baixo em relação aos concorrentes, um Gol, que tem menor espaço interno, poucos opcionais e preço alto, é descartado a primeira vista. [10]

Foram 91 pontos de 100 possíveis, um número até que surpreendente, para um carro que anteriormente era considerado um dos piores do segmento.

4 comentários:

  1. LINDO O NOVO CELTA...... PARABÉEEEEENS MAIS UMA VEZ!!!!!!!!!!

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    1. Por favor, respeite o blog, estamos nos tratando de uma marca fictícia, quase tudo o que é postado no blog refere a informações fictícias... E da próxima vez, por favor, seja compreensivo(a)...

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