sábado, 31 de agosto de 2019

Notícias: novo SR4 terá versão coupé e vazou em versão pé-de-boi

Pouco tempo após a apresentação do SR4 cabrio, a marca deixou vazar uma foto do modelo coupé em versão que parece ser um tipo de pé-de-boi. Em contato com a montadora, tivemos a informação de que está sendo estudada a oferta de uma versão mais simples de desenho e acabamento, mas que busca oferecer uma experiência incrível ao volante. Pode ser um tiro no pé, já que o público brasileiro não está acostumado a pagar mais de 140 mil reais em um carro que não tem em sua lista de equipamentos, por exemplo, os desejados bancos de couro.

Segundo informações dadas pela própria montadora, a pretensão de motorização é o mesmo 1.6 turboflex que entrega 218 cv na versão Sport, mas com a mesma calibração ofertada no Bullet em suas versões mais básicas, entregando "apenas" 168 cavalos. Como o foco do modelo é a experiência no volante e esta versão busca oferecer o melhor "custo-diversão" possível, a redução de potência vem acompanhada de freios menores e um sistema de suspensão mais simples, mantendo os braços independentes nas quatro rodas e a famigerada tração traseira. A única opção de câmbio disponível deve ser manual de 6 marchas, com engates curtos e precisos.

A versão pé-de-boi na verdade não é tão pobre quanto parece, a marca já antecipou que não abrirá mão dos sistemas inteligentes de segurança, isso quer dizer que teremos 7 airbags, controles de tração e estabilidade configurável, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e sistema de monitoramento de pontos cegos. O conforto a bordo também não é prejudicado, tendo de série direção eletromecânica ajustável, ar condicionado digital automático, bancos concha com acabamento em tecido, central multimídia com tela de 8 polegadas, painel de instrumentos digital configurável, freio de estacionamento elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis automáticos com iluminação full LED com luz de curva (sem ajuste dinâmico), sensor de chuva, partida por botão, abertura das portas sem chave, entre outros. 

A versão coupé foi muito bem projetada e oferece um design incrível, com soluções bem elaboradas e executadas. Toda a parte inferior a linha de cintura permanece a mesma, com alterações significativas em relação ao conversível somente na porção do teto. O carro foi desenvolvido paralelamente nas versões coupé e conversível, extraindo o melhor de cada carroceria a partir de um conjunto base e parâmetros pré-definidos pela projeção de engenharia. A marca estuda trazer o SR4 Coupé por a partir de R$ 146.990,00 nesta versão com motor 1.6 turbo de 168 cavalos e câmbio manual de seis marchas. O custo-benefício é atraente tendo em vista a qualidade de construção do modelo e o chassi refinado no qual é montado, mas ele oferece menos potência do que os concorrentes Civic SI, Golf GTI e Jetta GLI, que são os queridinhos do mercado. Diferente desses citados, o SR4 leva apenas duas pessoas a bordo, pois o caimento acentuado do teto não permite a montagem de um banco traseiro. 

De acordo com testes realizados ainda em fase de adaptação e ajustes mecânicos e eletrônicos, o modelo deve ter aceleração de 0-100 km/h em aproximados 7,6 segundos e deve atingir máxima de 235 km/h. Os números são mais animadores em relação ao conversível com motor mais potente, de 218 cavalos, principalmente pelo peso menor e pela melhor eficiência aerodinâmica. O coupé deve pesar nessa versão incríveis 1298kg. As rodas continuam tendo 18 polegadas, mas são de liga mais leve e tem pneus Pirelli P Zero Nero GT 235/45R18 tanto na frente quanto na traseira. Essa versão em específico não virá com aerofólio escamoteável automático e também não terá grades ativas que melhoram a aerodinâmica, já que o motor não emociona tanto a esse ponto. 

As versões mais caras e mais potentes devem ser apresentadas em breve, junto a decisão da oferta desta versão pela qual se baseia este post. A marca ainda está estudando essa versão e busca completar sua pesquisa de mercado ainda de tomar uma decisão sobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário