sábado, 20 de julho de 2013

Lançamento Oficial: Trax chega ao mercado recheado de conforto e tecnologia, mas em uma faixa de preço superior a categoria

Há algum tempo atrás, mais especificamente em Janeiro, no SAMF, foi apresentado um conceito que nada haver tem com o que você viu nesses últimos dias, em um flagra em Seattle e na apresentação oficial. O Trax que você vê agora, é uma evolução sem limites ao SUV dos primeiros moldes, com design arrojado e agressivo, uma imensa vitrine de tecnologias e com preços compatíveis com o que oferece. Já na linha 2014, a marca espera vendas bem significativas, algo em torno de 2500~3000un mensais.

Com porte compacto, e excelente capacidade fora-de-estrada, o Trax pode ser entendido como um concorrente do Pajero TR4, mas não abre mão de conforto e tem tecnologia de sobra.

Por enquanto, são 4 versões, sendo que os preços começam nos R$ 57.990,00 da versão básica Style e podem chegar até os R$ 85.490,00 da versão topo-esportiva Amazing, opcionais? Não há nada além da opção de câmbio automatizado de 6 ou 7 marchas, dependendo da versão.


New Trax Style 1.4 iBoost (4cc, 16v e 122cv, flex)
câmbio manual de 6 marchas
- R$ 57.990,00
câmbio automatizado de 6 marchas e dupla embreagem
- R$ 60.990,00

A versão Style por enquanto é considerada básica, ao menos até a Person chegar, mas o visual externo é razoavelmente caprichado, com rodas de 17 polegadas, luzes de posição em LED e micro-projetores de longo alcance também em LED, maçanetas na cor do carro, faróis com projetor e lanternas iluminadas por LED. No mais, tem os faróis automáticos, o ar digital, o calibrador automático dos pneus (que elimina o estepe), os freios ABS Off-Road, controles de tração e estabilidade, entre outros itens.

MT:
• 4 airbags (frontais/cortina) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital • assistente de saída em rampa • bancos em veludo, dianteiros com regulagem de altura • calibrador automático dos pneus • central multimídia myLink 3* • computador de bordo • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina, projetores de longo alcance e luzes de posição em LED • follow me home • freios ABS Off-Road com EBD, PBA, AFU e SAC • limpador e desembaçador traseiro • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico • rodas de liga leve aro 17 • sensores de estacionamento traseiro • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

AT, acrescenta:
• freio de estacionamento elétrico • piloto automático • transmissão automatizada de 6 marchas e dupla embreagem + paddle shifts.

New Trax Ambition 1.6 iBoost (4cc, 16v e 139cv, flex)
câmbio manual de 6 marchas
- R$ 63.690,00
câmbio automatizado de 6 marchas e dupla embreagem
- R$ 66.690,00

Da versão Style pra Ambition, o motor passa a ser 1.6, e o visual não muda muito, apenas recebe faróis com LEDs azuis e filetes cromado nos vidros, na grade frontal e na tampa do porta-malas, além do teto solar panorâmico. Por dentro, aparece uma nova central multimídia da Sony e o I-Boost 3D, uma central de informações sobre o carro que permite mudanças desde a intensidade da iluminação, até respostas do motor e da direção, enfim, uma infinidade de possíveis mudanças.

MT:
• 4 airbags (frontais/cortina) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital automático • assistente de saída em rampa • bancos em veludo, dianteiros com regulagem de altura • calibrador automático dos pneus • central multimídia Sony Spectra Z com I-Boost 3D, e 80gb de HD** • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina, projetores de longo alcance e luzes de posição em LED • follow me home • freios ABS Off-Road com EBD, PBA, AFU e SAC • limpador e desembaçador traseiro • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico • rodas de liga leve aro 17 • sensores de estacionamento traseiro • sensor de chuva com temporizador • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • teto solar panorâmico • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

AT, acrescenta:
• freio de estacionamento elétrico • piloto automático • transmissão automatizada de 6 marchas e dupla embreagem + paddle shifts.

New Trax XRT 1.6 iBoost (4cc, 16v e 139cv, flex) e 1.8 iBoost (4cc, 16v e 161cv, flex) AWD
câmbio manual de 6 marchas
- R$ 68.990,00 | R$ 72.890,00
câmbio automatizado de 6 marchas e dupla embreagem
- R$ 71.990,00 | R$ 75.890,00

É na XRT que o Trax mostra realmente a que veio, com o exclusivo AllTrack Select, um sistema integrado a tração inteligente AWSD, que adapta o carro ao tipo de trajeto selecionado e envolve uma série de mudanças com o objetivo de adequar o carro da melhor maneira possível, esse sistema ajusta desde a pressão dos pneus, as respostas do motor, câmbio e direção, até a altura em relação ao solo e a taxa de distorção dos amortecedores. Aqui já são 6 airbags, ar dual-zone, projetores de xenon direcionáveis, partida por botão, e sensores de fadiga, monitor de pontos cegos e alerta de mudança de faixa. No mais, o teto ganha abertura elétrica e as rodas tem novo desenho.

MT:
• 6 airbags (frontais/laterais/cortina) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete • AllTrack Select com tração integral inteligente AWSD • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital automático dual-zone • assistente de saída em rampa • bancos parcialmente em couro, dianteiros com regulagem de altura • calibrador automático dos pneus • central multimídia Sony Spectra Z com I-Boost 3D, e 80gb de HD • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina, projetores de longo alcance e direcionáveis, e luzes de posição em LED • follow me home • freios ABS Off-Road com EBD, PBA, AFU e SAC • limpador e desembaçador traseiro • monitor de pontos cegos • partida por botão • piloto automático • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico, externos rebatíveis automaticamente • rodas de liga leve aro 17 • sensores de estacionamento traseiro • sensor de chuva com temporizador • sensor de fadiga e alerta de mudança de faixa • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • teto solar panorâmico com abertura elétrica • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

AT, acrescenta:
• freio de estacionamento elétrico • piloto automático • transmissão automatizada de 6 marchas e dupla embreagem + paddle shifts.

New Trax Amazing 1.6 eBoost (4cc, 16v e 195cv, turbo, flex) AWD
câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem
- R$ 85.490,00

A mais completa e com espírito esportivo, denominada de Amazing, traz sob o capô um poderoso 1.6 turbo de até 195cv e uma transmissão de 7 marchas e dupla embreagem. No visual, os apliques pretos que envolvem toda a carroceria passam a ser da cor do carro, as rodas são de 19 polegadas, e a iluminação dos faróis e das luzes de posição passam a ser azuis, escapamento com duas saídas também está no pacote. Nos equipamentos, são 10 airbags, o inédito I-Parking 3, bancos em couro com ajustes elétricos (motorista e passageiro), central multimídia Sony Spectra M e I-Boost 3D+, head-up display e muito mais.
• 10 airbags (frontais/laterais/centrais/cortina/joelho dianteiros) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete presencial com partida remota • AllTrack Select com tração integral inteligente AWSD • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital automático dual-zone • assistente de saída em rampa • auxiliar de estacionamento I-Parking 3 • bancos em couro personalizados, dianteiros com ajustes elétricos • calibrador automático dos pneus • central multimídia Sony Spectra M com I-Boost 3D+, conexão 3G e 300gb de HD + telas retráteis de 8 polegadas touch full HD individuais traseiras • cintos elétricos • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina, projetores de longo alcance e direcionáveis, e luzes de posição em LED • faróis bi-xenon com anti-ofuscamento • follow me home • freio de estacionamento elétrico • freios ABS Off-Road com EBD, PBA, AFU e SAC • head-up display • limpador e desembaçador traseiro • monitor de pontos cegos • partida por botão • piloto automático adaptativo • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico, externos rebatíveis automaticamente e com aquecimento • rodas de liga leve aro 19 • sensores de estacionamento dianteiro e traseiro • sensor de chuva com temporizador • sensor de fadiga e alerta de mudança de faixa • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • teto solar panorâmico com abertura elétrica • transmissão automatizada de 7 marchas e dupla embreagem + paddle shifts • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

* Central multimídia myLink 3 – tela touch de 8 polegadas, entradas USB e AUX. integradas ao console central, conectividade bluetooth e GPS off-line integrado, câmera de ré opcional.
** Central Multimídia Sony Spectra Z + I-Boost 3D (central diagnóstica e de personalizações) – tela touch HD de 8 polegadas com proteção a riscos, interface Android 4.2, memória interna de 80gb, entradas USB, SD e AUX. integradas ao console central, conexões bluetooth 4.0 e NFC, suporte a modem 3G, GPS off-line integrado e câmera de ré.
*** Central Multimídia Sony Spectra M + I-Boost 3D+ (central diagnóstica e de personalizações) – tela touch full HD de 8 polegadas com proteção a riscos, interface Android 4.2, memória interna de 300gb, disqueteira para 6 CDs/DVDs, entradas USB, SD e AUX. integradas ao console central, conexões 3G+ (por chip ou modem), bluetooth 4.0 e NFC, roteador Wi-Fi, GPS off-line integrado e câmera de ré de alta resolução.

Vale a pena lembrar, que são 29 cores disponíveis para o modelo, preparadas com pigmentos negros de chumbo, que oferecem proteção anti-riscos e até evitam danos resultantes de impactos leves. Sobre algumas outras tecnologias, a CR-Z deve fazer o pronunciamento oficial em breve.

Enfim, apesar das versões serem bem divididas, acabou ficando uma lacuna de 10 mil reais entre as versões XRT 1.8 AT e a Amazing 1.6T AT, e falta uma versão de entrada com menos preparação fora-de-estrada e preço mais em conta. O Trax tem itens inéditos na categoria, e é praticamente uma caixa mágica de tecnologias, mas ainda tem preços fora da média dos concorrentes. Mas pra nivelar as versões mais em contas dos SUVs compactos, a CR-Z deve lançar o Qix Extreme, que oferece uma habilidade fora-de-estrada razoável e tem preço mais atrativo.

Na sua opinião, o TR4 SUV Compacto da CR-Z tem capacidade de tomar a liderança do segmento? Você pagaria R$ 85 mil por um Trax?

Em breve sai a campanha publicitária, espere por algo bem agressivo!

Dimensões e ficha técnica:

Suspensão: dianteira five-link e traseira self-tracking trapezoidal link em alumínio, amortecedores a gás (modelos equipados com AllTrack Select).

Freios: Discos ventilados nas quatro rodas.

Pneus: 235/75 R17, 235/65 R18 e 255/55 R19.

Carroceria: utilitário esportivo, 4 portas e 5 lugares. Com 4.18m de comprimento, 1.86m de largura, 1.57~1.70m de altura e 2.63m de entre-eixos.

Peso: 1.143~1295 kg.

Porta-malas: 421~1026 litros.

Tanque de combustível: 66 litros.

Produção: Piracicaba, SP



Imagens do ensaio fotográfico do Trax Amazing 1.6T

Nenhum comentário:

Postar um comentário