domingo, 21 de julho de 2013

Lançamento Oficial: New Qix 2014, três versões e grandes expectativas

Durante o processo de criação da nova geração do Qix, foram inúmeras tentativas sem sucesso, até que um jovem americano apresentou seu conceito, que veio sendo alterado até o modelo que está sendo lançado hoje. O que vemos hoje, em comum com o da geração anterior, só o nome, tudo foi aprimorado e a CR-Z aposta no Qix para continuar o carro chefe da marca no Brasil.

Com 4.04m de comprimento e 2.63m de entre-eixos, espaço interno é o que não falta, e o porta-malas continua referência no segmento graças aos pneus run-flat, são 340 litros. O design bem resolvido e com aspecto agressivo é a principal aposta para conquistar os jovens, a dirigibilidade também é referência, até entre carros mais caros.

Nessa nova geração do Qix, o elogiado acabamento interno está ainda melhor, e o espaço interno foi ampliado, a fim de que o modelo possa invadir uma faixa de preço superior a da concorrência, e para isso, há também um novo pacote tecnológico, motores e transmissões mais eficientes e um design mais bem acertado, além de outras melhorias menos visíveis.

O comportamento dinâmico é um dos pontos mais elogiados do New Qix 2014, não há ruídos aerodinâmicos e ele contorna curvas como um sedã alemão, a direção é precisa, as respostas do motor são rápidas e o prazer ao dirigir é inexplicável, independente da versão. A plataforma SMP (irmã da SRQ, usada nos Trax, Bullet e Fyrstt) e a suspensão independente nas quatro rodas são grandes responsáveis por isso.

Segundo o diretor de marketing da marca, os maiores alvos são HB20, New Fiesta e 208, e o Qix tem folego suficiente para encarar todos eles juntos. Falhas não passaram despercebidas pela equipe de criação, o único porém fica aos pneus run-flat usados no modelo, que são consideravelmente mais caros que os pneus comuns, uma solução inteligente para liberar mais espaço interno e continuar com o porta-malas de 340 litros, mas que pode frustrar o consumidor na hora de trocar os pneus, no entanto, a rede de concessionárias da marca oferecerá a substituição com valores mais em conta.

No total, serão 4 versões, os preços variam dos R$ 37.990,00 da versão Style com motor 1.0 e câmbio manual, até os R$ 62.890,00 da versão Amazing R com motor 1.6 turbo, câmbio automatizado e tração integral.

New Qix Style 1.0 iBoost (3cc, 16v e 103cv, flex) e 1.4 iBoost (4cc, 16v e 122cv, flex)
câmbio manual de 6 marchas
- R$ 35.390,00 | R$ 37.990,00 
câmbio automatizado de 6 marchas e dupla embreagem
- R$ 40.990,00 (somente motor 1.4)

A versão Style tem visual mais simples que o das outras versões, mas é praticamente tudo da cor do carro. Os faróis contam projetor, e os faróis de neblina são também em LED, porém da cor branca (azul nas demais). 

MT:
• 4 airbags (frontais/cortina) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital automático • assistente de saída em rampa • bancos em veludo, dianteiros com regulagem de altura • central multimídia myLink 3* • computador de bordo • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina e luzes de posição em LED • follow me home • freios ABS com EBD, PBA e SAC • limpador e desembaçador traseiro • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico • rodas de liga leve aro 16 e pneus run-flat • sensores de estacionamento traseiro • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

AT:
• 4 airbags (frontais/cortina) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital automático • assistente de saída em rampa • bancos em veludo, dianteiros com regulagem de altura • central multimídia myLink 3 • computador de bordo • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina e luzes de posição em LED • follow me home • freio de estacionamento elétrico • freios ABS com EBD, PBA e SAC • limpador e desembaçador traseiro • piloto automático • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico • rodas de liga leve aro 16 e pneus run-flat • sensores de estacionamento traseiro • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • transmissão automatizada de 6 marchas e dupla embreagem + paddle shifts • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

New Qix Ambition 1.0 eBoost (3cc, 16v e 144cv, turbo, flex) AT
câmbio automatizado de 6 marchas e dupla embreagem
- R$ 48.690,00

Já o Qix Ambition dá um grande salto em itens de série, mas não tem opção de câmbio manual. A versão é mais sofisticada visualmente, com detalhes cromados, lanternas com fundo escurecido, saída dupla de escapamento e, luzes de posição e faróis de neblina em LEDs azuis. As rodas são de 17 polegadas e tem pintura fosca. A central multimídia muda do MyLink 3 para a Sony Spectra Z, que já vem com o I-Boost 3D integrado.
• 7 airbags (frontais/laterais/cortina/joelho motorista) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital automático dual-zone • assistente de saída em rampa • bancos parcialmente em couro, dianteiros com regulagem de altura • central multimídia Sony Spectra Z com I-Boost 3D, e 80gb de HD** • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina e luzes de posição em LED • follow me home • freio de estacionamento elétrico • freios ABS com EBD, PBA e SAC • limpador e desembaçador traseiro • monitor de pontos cegos • partida por botão • piloto automático • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico, externos rebatíveis automaticamente • rodas de liga leve aro 17 e pneus run-flat • sensores de estacionamento dianteiro e traseiro • sensor de chuva com temporizador • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • transmissão automatizada de 6 marchas e dupla embreagem + paddle shifts • teto solar panorâmico • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

New Qix Amazing 1.4 eBoost (4cc, 16v e 170cv, turbo, flex) AT
câmbio automatizado de 6 marchas e dupla embreagem
- R$ 55.490,00

A versão Amazing já tem uma proposta mais exclusiva e esportiva, são 170 cavalos para puxar apenas 1.090kg, o que resulta em um desempenho impressionante, uma média de 7 segundos para ir da imobilidade a 100 km/h. Os amortecedores são mais firmes, os pneus esportivos de medida 235/40 carregam rodas de 18 polegadas e o acabamento, tanto externo quanto interno recebe detalhes em black piano e alumínio. Os faróis tem elementos em cinza, e os projetores são direcionáveis e tem bi-xenon.
• 10 airbags (frontais/laterais/centrais/cortina/joelho dianteiros) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete presencial • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital automático dual-zone • assistente de saída em rampa • auxiliar de estacionamento I-Parking Plus • bancos em couro personalizados, do motorista com ajustes elétricos, do passageiro dianteiro com ajuste de altura manual • central multimídia Sony Spectra M com I-Boost 3D+, conexão 3G e 300gb de HD*** • cintos elétricos • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina e luzes de posição em LED • faróis bi-xenon direcionáveis com anti-ofuscamento • follow me home • freio de estacionamento elétrico • freios ABS com EBD, PBA, AFU e SAC • limpador e desembaçador traseiro • monitor de pontos cegos • partida por botão • piloto automático adaptativo • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico, externos rebatíveis automaticamente e com aquecimento • rodas de liga leve aro 18 e pneus run-flat • sensores de estacionamento dianteiro e traseiro • sensor de chuva com temporizador • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • teto solar panorâmico com abertura elétrica • transmissão automatizada de 6 marchas e dupla embreagem + paddle shifts • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

New Qix Amazing 1.4 eBoost (4cc, 16v e 195cv, turbo, flex) AWD AT
câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem
- R$ 62.890,00

No visual pouca coisa muda, há um aerofólio esportivo, spoiler lateral com entrada de ar, e suspensão mais baixa, aliás, regulável! Mas o que faz diferença mesmo é o que está debaixo do capô, um 1.6 turbo com 195 cavalos combinado com uma inédita transmissão automatizada de 7 marchas e dupla embreagem, é tanta força que a CR-Z teve de colocar tração integral, para garantir a segurança dos ocupantes, são 5,3 segundos no 0-100 km/h, 0,2s mais rápido que uma BMW 335i com motor de 306cv.
• 10 airbags (frontais/laterais/centrais/cortina/joelho dianteiros) • acendimento automático dos faróis • alarme e chave canivete presencial • amortecedores reguláveis a gás • apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos • ar condicionado digital automático dual-zone • assistente de saída em rampa • auxiliar de estacionamento I-Parking Plus • bancos em couro personalizados, do motorista com ajustes elétricos, do passageiro dianteiro com ajuste de altura manual • central multimídia Sony Spectra M com I-Boost 3D+, conexão 3G e 300gb de HD*** • cintos elétricos • conjunto elétrico (vidros/travas/retrovisores) • controles de tração e estabilidade • direção elétrica progressiva • faróis de neblina e luzes de posição em LED • faróis bi-xenon direcionáveis com anti-ofuscamento • follow me home • freio de estacionamento elétrico • freios ABS com EBD, PBA, AFU e SAC • limpador e desembaçador traseiro • monitor de pontos cegos • partida por botão • piloto automático adaptativo • porta-luvas refrigerado • retrovisor interno eletrocrômico, externos rebatíveis automaticamente e com aquecimento • rodas de liga leve aro 18 e pneus run-flat • sensores de estacionamento dianteiro e traseiro • sensor de chuva com temporizador • sistema de frenagem automática • step on drive (ensina a economizar combustível) • teto solar panorâmico com abertura elétrica • transmissão automatizada de 7 marchas e dupla embreagem + paddle shifts • volante multifuncional em couro com múltiplos ajustes • entre outros.

Assim como o Trax, o Qix deve receber em breve uma versão mais pelada, chamada Person, provavelmente com preço abaixo dos R$ 30 mil, mas deve perder boa parte dos itens de série que a Style oferece. O motor deve ser o 1.0 de 103cv, e o câmbio, manual de 6 marchas.

No geral, o Qix é um excelente carro, mas sofre do mesmo problema do Trax, tem um pacote diferenciado e oferece tecnologia de ponta, mas tem preços elevados, embora o custo-benefício seja excelente. Pra quem procura um carro mais em conta, e não liga pra tecnologia, talvez não seja a melhor opção.

E você, compraria um Qix? É uma compra racional ou emocional?

Dimensões e ficha técnica:

Suspensão: dianteira McPherson e traseira multi-link em alumínio, amortecedores a gás (exclusivo versão Amazing R).

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.

Pneus: 205/55 R16, 205/55 R17 e 235/40 R18.

Carroceria: hatch, 4 portas e 5 lugares. Com 4.04m de comprimento, 1.81m de largura, 1.36~1.43m de altura e 2.63m de entre-eixos.

Peso: 1.089~1.114 kg.

Porta-malas: 340~970 litros.

Tanque de combustível: 55 litros.

Produção: Piracicaba, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário