Em meio aos mais recentes lançamentos com motores 1.0 de três cilindros e seus excelentes consumos, a CR-Z toma a jogada e anuncia oficialmente o Alt com propulsão híbrida. O compacto, segundo a montadora, será o carro mais econômico produzido no Brasil.
Depois da carroceria parcialmente em alumínio, dos seis airbags e dos controles de tração e estabilidade, e do sistema start-stop de série, a CR-Z ainda colocará a disposição do consumidor, a propulsão híbrida opcionalmente com o motor 0.9 turbo que faz estreia no Alt. A novidade promete 136 cavalos de potência, com aceleração de 0-100 km/h em 8,6 segundos e consumo urbano de 25,5 km/l na gasolina. O câmbio blueTronic sai e entra o elogiado iSG de dupla embreagem, mas desta vez com sete marchas, para melhorar o consumo.
Entenda como funciona: no Alt equipado com propulsão híbrida há um motor elétrico com o equivalente a 31 cavalos, duas baterias de LiPo de alta capacidade e um sistema que regenera energia por frenagem. Há duas maneiras de carregar as baterias, a primeira é por meio de uma tomada ligada a rede de energia elétrica, e a segunda é através da energia cinética recuperada das frenagens e de outras variáveis ligadas ao motor a combustão do carro. Depois disso, através do seletor no painel, é possível selecionar entre quatro modos de propulsão:
- ecoDrive, as respostas de motor e câmbio são mais lentas, e tudo aqui prioriza o consumo de combustível, o motor elétrico entra em atividade em velocidades de 20 a 70 km/h, e quando programado o piloto automático em velocidades de 80 a 120 km/h.
- cityDrive, apenas o motor elétrico entra em funcionamento, e leva o carro de 0 a 60 km/h, ao passar dessa velocidade o modo autoDrive entra de forma imediata e quando retornar a velocidades menores que 60 quilômetros por hora o modo cityDrive volta a operar.
- sportDrive, os dois motores trabalham juntos e a potência total de 136 cavalos desperta sem drama algum, quando o piloto automático é ativado só o motor elétrico trabalha e fica responsável por manter o carro na velocidade programada.
- autoDrive, aqui os motores elétrico e a combustão trabalham alternadamente, o sistema identifica o modo de direção automaticamente e fica responsável por obedecer as ordens do condutor de forma rápida e direta, ideal para quem quer economizar combustível e quer o carro na mão a qualquer momento. Os motores não trabalham em conjunto no modo automático.
O sistema energyDrive ainda é novo, mas cumpre o que promete e com louvor! O preço para ter um híbrido na sua garagem deve variar entre R$ 6~8 mil em relação ao Alt 1.0, que será lançado ainda este mês. Acompanhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário